-
1946
Em 1946, Anita Malfatti participa do XII Salão Paulista de Belas Artes, inaugurado em janeiro, com a tela EVANGELINA; do X Salão do Sindicato dos Artistas com duas pinturas, COMPOSIÇÃO e FLORES; e da coletiva intitulada Exposição de Pintura Moderna, montada na Galeria Itá, homenagem póstuma a Mário de Andrade, com PAISAGEM DE MINAS, DANÇA REGIONAL e FLORES.
RETRATO DE EVANGELINA, 1945
óleo s/ tela, 49,5 x 44,5 cm
[Cf. MRB, 2 vol., p. 73] -
1948
Em 1948, é organizada exposição de pintoras e escultoras de São Paulo, durante o IIº Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, levado no Teatro Municipal, de 6 a 8/9/1948.
Integraram a comissão organizadora Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Moussia Pinto Alves e Sophia Tassinari. A capa do catálogo foi desenhada por Anita:Fundo AM. Arquivo, IEB-USP
-
No catálogo dessa mostra de pintoras e escultoras reproduz-se a pintura CASAMENTO NA ROÇA, de Anita Malfatti, que também expõe as telas PAISAGEM DE MINAS e BATIZADO EM PERUÍBE – possivelmente, esta última pintura seja a hoje conhecida como BATIZADO NA ROÇA.
-
No recém-fundado Museu de Arte de São Paulo, na rua Sete de Abril, é montada uma exposição retrospectiva de Anita Malfatti
desenho reproduzido no catálogo da exposição retrospectiva de Anita Malfatti no MASP
-
-
-
-
O caderno de desenho que Anita Malfatti anota o MORRO DA PENHA, de Santos, possui vários desenhos que ela fez de cenas do litoral paulista. Em alguns deles, a pintora escreve os nomes das várias cores sobre áreas do desenho, uma de suas maneiras de pensar a obra.
-
“As 2 igrejas de Itanhaém”
Caderno de desenho de Anita Malfatti
Coleção de Artes Visuais, IEB-USP -
-
-
-
Manuscrito de Anita Malfatti no qual se lê a relação de obras expostas no MASP.
Fundo AM. Arquivo, IEB-USP
-
Esta obra, identificada como MARINHA, por vezes é indicada como sendo do decênio de 1920! Equívoco, pois essa pintura resulta de apontamentos feitos por Anita Malfatti no caderno em que ela registra várias cenas e vistas do litoral paulista, no decênio de 1940. Esta pintura foi feita a partir do desenho que indica um recanto de Itanhaém, registrado em seu caderno:
-
"ILHA DAS" [Ilha das Cobras, Itanhaém]
Caderno de desenho de Anita Malfatti
Coleção de Artes Visuais, IEB-USP -
-
1949
Em novembro de 1949, Anita Malfatti fala sobre as artes no programa radiofônico Honra ao Mérito.
Fundo AM. Arquivo, IEB-USP