Ver - Anita Malfatti
Pular para o conteúdo
  • Início
  • Biografia
    • 1887-1900
    • 1901-1910
    • 1911-1920
    • 1921-1922
    • 1923-1925
    • 1926-1927
    • 1928-1929
    • 1930-1933
    • 1934-1939
    • 1940-1945
    • 1946-1949
    • 1950-1954
    • 1955
    • 1956-1964
  • Exposições Individuais
    • 1914
    • 1917
    • 1920
    • 1921
    • 1926
    • 1929
    • 1935
    • 1937
    • 1945
    • 1949
    • 1950
    • 1955
    • 1956
    • 1963
      • 1963-Casa do Artista
      • 1963-VII Bienal
  • Exposições Coletivas
    • 1917-1919
      • 1917
        • 1917_expo do saci
        • 1917_XXIV EGBA
      • 1919
        • 1919 – Belas Artes
    • 1922-1928
      • 1922
        • 1922 – SAM
        • 1922 – I Exposição Belas Artes
        • 1922 – XXIX Exposição de Belas Artes
      • 1924
        • 1924-d´Art Latin Américain
        • 1924_17 S d´Automne
      • 1925
        • 1925_18 S Automne
      • 1926
        • 1926- 37 Independants
        • 1926-du Franc
        • 1926-19 d´Automne
      • 1927
        • 1927-38 Independants
        • 1927-Tuileries
        • 1927-20 d´Automne
      • 1928
        • 1928-39 Independants
    • 1930-1939
      • 1930
        • 1930-Casa Modernista_1
        • 1930-Roerich Museum
      • 1931
        • 1931-XXXVIII EGBA
      • 1933
        • 1933-SPAM
      • 1934
        • 1934-I Salão Paulista de BA
      • 1935
        • 1935-II Salão Paulista de BA
        • 1935-Grupo Almeida Junior
        • 1935-36-III Salão Paulista de BA
      • 1936
        • 1936-37-IV Salão Paulista de BA
      • 1937
        • 1937-I Familia Artistica
      • 1938
        • 1938-IV Salão do Sindicato
      • 1939
        • 1939-II FAP
        • 1939-III Salão de Maio
        • 1939-V Salao do Sindicato
    • 1940-1949
      • 1940
        • 1940-III FAP
        • 1940-Sul Rio Grandense
      • 1941
        • 1941-VI Salão do Sindicato
        • 1941-Feira Nacional de Industrias
      • 1944
        • 1944-VIII Salão do Sindicato
        • 1944-Arte Moderna, BH
        • 1944-União Universitária Feminina
        • 1944-IX Salão do Sindicato
      • 1946
        • 1946-X Salão do Sindicato
        • 1946-Homenagem MdeA
        • 1946-12º SPBA
      • 1948
        • 1948-Pintoras e Escultoras de SP
      • 1949
        • 1949-I Salão Baiano
    • 1951-1957
      • 1951
        • 1951-I Bienal
        • 1951-Salão Arte Moderna
      • 1952
        • 1952-Comemorativa SAM
        • 1952-Exposicion, Chile
      • 1955
        • 1955-Exposição Atibaia
        • 1955-4º SPAM
      • 1957
        • 1957-Arte Moderno, Buenos Aires
    • 1960-1963
      • 1960
        • 1960-Contribuição da Mulher
      • 1963
        • 1963-O nu como tema
  • Cadernos
    • Caderno 1
    • Caderno 2
    • Caderno 3
    • Caderno 4
    • Caderno 5
    • Caderno 6
    • Caderno 7
    • Caderno 8
    • Caderno 9
    • Caderno 10
    • Caderno 11
    • Caderno 12
    • Caderno 13
    • Caderno 14
    • Caderno 15
    • Caderno 16
    • Caderno 17
  • Ficha Técnica
  • Contato
  • 1955

     

    No início de 1955, Anita Malfatti publica alguns contos no periódico Deutsche Nachrichten, SP, traduzidos por Herta Scheuer. Entre eles, “A cidade Onça do Pitinga”:

  •  

    Realizam-se homenagens a Mário de Andrade no seu décimo aniversário de morte.

    Em São Paulo, a Biblioteca Municipal organiza uma exposição com objetos pessoais e manuscritos do escritor, como noticia o Jornal do Comércio, RJ, 5/3/1955.

    Para a ocasião, Anita Malfatti escreve um texto, publicado em periódico:

     

     

    recorte de jornal
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    Novamente organiza-se exposição de Anita Malfatti no MASP:

     

    Manchete, 26/3/1955
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    Manchete, 26/3/1955 Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

    SERENATA; [O VIOLEIRO], 1954-55
    óleo s/ madeira, 110 x 80,5 cm
    Escreve Marta Rossetti: “A obra já existia em 1955, quando foi intitulada por uma revista como O Violeiro. Teria ficado inacabada.”
    [MRB, 2 vol., p.83]

  •  

    Geraldo Vieira explica que a exposição de Anita Malfatti não é retrospectiva, pois embora haja obras da “fase expressionista”, a “mostra compõe-se de textos plásticos de sabor primitivo e místicos”.  Comparando a “fase” valorizada pelos modernistas e divulgadíssima até os dias de hoje, escreve o crítico em 1955:

    “(...) é-se tentando naturalmente a comparar os dois extremos de sua carreira, indagando se o último é remate lógico ou negação antípoda do primeiro.

    Conclui-se, felizmente, que a atual maneira é o remate lógico não só de seu roteiro técnico como também de sua experiência humana e do seu critério equidistante dos ismos de saturação.”

     

    Folha da Manhã, SP, 17/4/1955
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    Lê-se no periódico comentário sobre essa obra: “mapas  sintéticos com rios, montes, bichos e estranhas latitudes e longitudes de cartografia paradisíaca”

  •  

    Consta, no periódico, sobre essa obra: “teor bizantino, quase medieval,  de Legenda Dourada oriental ou de ex-voto popular”
    Esta pintura é uma das que compõe a séria que Anita Malfatti intitulou AS BEM-AVENTURANÇAS:

  •  

    Em um dos cadernos de Anita Malfatti encontra-se uma série de desenhos intitulados AS BEM-AVENTURANÇAS. Na maior parte deles também está indicada a passagem do livro de “Mateus”, Novo Testamento, que serviu para a artista pensar seu trabalho:

     

    Quadro 7 - Matt 5:9 “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”

  •  

    Quadro 4 – Matt 5:6 “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”

  •  

    Quadro 5 – Matt 5:7 “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançaram a misericórdia”

  •  


    Apesar do quadro 9 trazer a indicação “As Bem-aventuranças”, que são tratadas no Evangelho de Mateus, a cena deste desenho pode indicar o Evangelho de João, 10:11:  “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.

  •  

    Quirino da Silva, pintor, crítico dos Diários Associados, organizador dos dois primeiros Salões de Maio e integrante da diretoria do MASP quando de sua fundação, também anuncia a exposição de Anita Malfatti de 1955.
    Quirino completa sua nota de arte reproduzindo o desenho da artista e o texto do catálogo-convite dessa mostra da artista no Museu de Arte de São Paulo:

    Recorte de jornal, [12/4/1955]. Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  • Em entrevista concedida ao jornal A Gazeta, Anita Malfatti explica que nessa época não pinta mais como “há trinta anos”, visto que faz “pura e simplesmente arte popular brasileira. É preciso não confundir: arte popular com folclore...". Como não se trata de uma primitivista, mas de quem conhece práticas e teorias da arte, “arte popular” significa, para ela, pintar aspectos da vida do povo, seus costumes e seu ambiente, o que difere da arte folclórica que trata de lendas e crenças.

     

    A Gazeta, SP, 16/4/1955
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

      

     

  •  

    Tomei a liberdade de pintar a meu modo, A Gazeta, SP, 16/4/1955 Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    [A Gazeta, SP, 22/4/1955]
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    [A Gazeta, SP, 7/7/1955]
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    Também nesse ano de 1955, Anita Malfatti integra a comissão organizadora do IV Salão Paulista de Arte Moderna, onde expõe as obras: BEM AVENTURADOS OS PACIFICADORES; APÓSTOLO S. LUCAS e APÓSTOLO S. PAULO.

    [Diário de S. Paulo, SP, 8/5/1955]
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP
  •  

    APÓSTOLO SÃO PAULO
    óleo s/ tela s/ madeira, 54,4 x 38 cm

  •  

    Jornais da cidade de São Paulo anunciam a I Exposição Oficial de Pintura de Atibaia. Participam dessa mostra comemorativa dos 290 anos do município paulistano artistas como Flávio de Carvalho, Quirino da Silva, Aldemir Martins, Sérgio Milliet – que também se arriscou na pintura – e Anita Malfatti:

     

    Diário de S. Paulo, SP, 3/7/1955
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP



Instituto de Estudos Brasileiros
Endereço: Espaço Brasiliana
Avenida Professor Luciano Gualberto, 78
Cidade Universitária - Butantã
São Paulo - SP
CEP 05508-010

logo_usp_bco_150px





Endereço da empresa
contact@site.com
0 332 548 954
Zerif Lite Desenvolvido em WordPress