Ver - Anita Malfatti
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  • 1956

     

    Em 1956, a Escola de Belas Artes de Araraquara, fundada em 1935, transfere-se para outro estabelecimento.
    Para marcar a inauguração desse novo local, o Núcleo de Belas Artes desse estabelecimento monta um programa,  no qual consta uma exposição retrospectiva de Anita Malfatti, no Teatro Municipal dessa cidade.

    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    PAISAGEM ENTROSADA, anos 1950-1960
    óleo s/tela, 40 x 55 cm

  •  

    VIDA NA ROÇA, 1956 c.
    óleo s/ madeira, 63 x 87 cm
    reproduzida no Suplemento do Correio Paulistano, 5/5/1959, sob o título "Vida do Brasil":

  •  

    Suplemento do Correio Paulistano, SP, 5/5/1959

  •  

    [Diário de S. Paulo, SP, 30/6/1957]
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

    Em junho de 1957, no Club dos Artistas de São Paulo, inaugura-se uma exposição de Anita Malfatti, comemorativa do 40º aniversário de sua exposição de 1917, mostra sempre lembrada como “a que marcou o início do modernismo”.

    Os jornais que registram o evento destacam os artistas, as personalidades presentes na inauguração, entre as quais Carlota Pereira de Queiróz, a primeira deputada federal eleita em 1933, apoiada por Anita.

    O jornal A Gazeta, por sua vez, trata das ideias sobre pintura que Anita Malfatti defende:

  •  

    A Gazeta, SP, 13/7/1957
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    A Gazeta, SP, 13/7/1957
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    A Gazeta, SP, 13/7/1957
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    recortes de jornais. Fundo AM, Arquivo IEB-USP

  •  

    O Estado de S. Paulo, SP, 27/6/1957

  •  

    Correio da Manhã, RJ, 18/8/1957
    Fundo AM – Arquivo-IEB-USP

    Em agosto desse ano, Anita Malfatti visita as obras de construção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, projeto do arquiteto moderno Afonso Eduardo Reidy.

    A pintora é recepcionada por uma das fundadoras do Museu, Niomar Moniz Sodré, e, entre outros, pelas artistas Zélia Salgado e Ligia Clark.
    “Alegre, espirituosa e com uma vivacidade magnífica” – como escreve a jornalista –, Anita fala de sua exposição de 1917-1918 e da resistência de então à arte moderna.

    Diz que voltará ao MAM com uma exposição no próximo ano. Expressa sua simpatia por Ligia Clark, ao que lhe respondem ser a artista “muito louvada e combatida”. Solidária, Anita afirma “já estar matriculada” no curso que Ligia oferecerá “se for de pintura concreta”.

     
  • 1957

     

    reproduzida no catálogo da exposição Arte Moderno en Brasil, Buenos Aires, 1957

    No decênio de 1950, os museus de São Paulo e do Rio de Janeiro organizam várias exposições  de artistas brasileiros para representarem o país no estrangeiro.

     

    Em junho desse ano de 1957, com o patrocínio da Embaixada do Brasil, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro realiza uma mostra no Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Artes

     

    Anita Malfatti expõe ali a tela A BOBA, pintura que data de 1915-1916.

  • 1959

    Em 5/4/1959, o Suplemento do Correio Paulistano imprime conto de Anita Malfatti, “O Anjo Fardado”.

    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

  •  

    Em maio, o Suplemento do jornal Correio Paulistano publica uma matéria sobre Anita Malfatti. Nela a repórter Leila Marise escreve que a artista preparava uma retrospectiva para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

    Correio Paulistano, Suplemento, 5/5/1959. Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

     

  •  

     

    Di Cavalcanti abre exposição na Galeria São Luís, SP. O Diário de S. Paulo, 11/10/1959, publica reportagem sobre a mostra, na qual estampa uma fotografia de Anita Malfatti ao lado de Maria Eugênia Franco e Paulo Mendes de Almeida. Procurador do Estado, que desde o final do decênio de 1930 escreve crítica de arte, em 1961 Mendes de Almeida lança, como testemunha da “vida artística” de São Paulo, De Anita ao Museu.

  •  

    No final do ano de 1959, o jornal O Estado de S. Paulo publica dois artigos assinados por R. M. intitulados “A Mulher nas Artes Plásticas”: 25/9 e 2/10.

     

    Em ambos, o articulista discorre sobre Anita Malfatti, sendo que no primeiro é impresso o desenho que a artista faz para  o artigo.

     

    No ano seguinte, Pietro Maria Bardi, diretor do Museu de Arte de São Paulo, abre a exposição Contribuição da Mulher às Artes Plásticas.

  •  

    O Estado de S. Paulo, SP, 9/6/1961

    O primeiro pintor moderno no país foi uma mulher: Anita Malfatti.

    Esse é o título do artigo de Geraldo Ferraz para O Estado de S. Paulo. Após escrever que cabe a Segall, por cronologia, a primeira exposição moderna no país, Ferraz afirma ser Anita o primeiro pintor moderno local.

    Além dessa explicação "cronológica", hoje pouco convincente*, o crítico apenas repete lugares-comuns de textos divulgados desde o decênio de 1920.

     

     
    * Sobre a incoerência nas datações das obras de Segall ver Claudia Valladão de Mattos.
  •  

    Em reportagem para relembrar a Semana de Arte Moderna, Ivo Zanini conversa com Di Cavalcanti e com Anita Malfatti:

    Folha de S. Paulo, 8/2/1962
    Arquivo, IEB-USP

     

  •  

    Folha de S. Paulo, SP, 8/2/1962
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP
  •  

    O jornal O Estado de S. Paulo anuncia a exposição que a Petite Galerie – na época instalada na av. Paulista – organiza para rememorar o 40º aniversário da SAM. Na mostra estão alguns dos artistas que participaram da Semana de 1922:

    O Estado de S. Paulo, SP, 13/2/1962
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  •  

    Nesse ano de 1963, a Casa do Artista organiza uma exposição de Anita Malfatti.

    Poucos são os registros dessa mostra, ainda que se encontrem várias notas em jornais que a divulgam.

    Considere-se que, desde fins do decênio de 1950, o jornal deixa de ser o veículo de debates de ideias. O jornalismo já é outro, e Anita Malfatti já é memória.

     

     

    [Folha de S. Paulo, SP, 16/6/1963]
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP

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    Diário de S. Paulo, SP, 9/6/1963
    Fundo AM. Arquivo IEB-USP
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    Anita Malfatti na Bienal
    O Globo, RJ, 16/6/1963
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP
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    Já em 1961, o artista e jornalista Oswald de Andrade Filho (Nonê) e Menotti del Picchia solicitam à direção do MAM, na época instituição responsável pelas Bienais, que organizem uma sala especial de Anita Malfatti nesse certame internacional. [Cf. Folha de S. Paulo, SP, 22/5/1961]

    Embora o pedido não tenha sido atendido na ocasião, a artista será contemplada com Sala Especial na VII Bienal, em 1963.

    Paulo Mendes de Almeida é o responsável pela apresentação de Anita Malfatti no catálogo dessa mostra.

     

    Catálogo VII Bienal
    Fundo AM. Arquivo, IEB-USP
  •  

     

    Diário de Notícias, RJ, 25/4/1963
  • 1964

     

     

    O Estado de S. Paulo, SP, 7/11/1964
  •  

    Anita Catarina Malfatti 1889-1964

     



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